sábado, 27 de outubro de 2007

Balanço da RD de Pós/2007 - CEPA (Comitê de Ética em Pesquisa com Animais)

Balanço da Representação Discente da Pós-Graduação do IPUSP
Gestão 2007

1) Identificação:

a) Nome completo: Nina Furnari
b) Contato (e-mail, telefone etc.): ninafurnari@yahoo.com.br
c) Órgão Colegiado no qual atua: CEPA
d) Titular ou suplente: Titular

2) Perguntas sobre a atuação como Representante Discente (RD):
a) Em que atividades (reunião de colegiado, de aluno etc.) você
atuou como RD? Reuniões de colegiado

b) Quais são as tarefas e atribuições de seu colegiado no Instituto?
- Analisar e julgar projetos de pesquisa ou de disciplina (inicialmente do Instituto, futuramente de pesquisadores de outros institutos que tenham interesse) que envolvam experimentação animal, emitindo sugestões (quando houver necessidade), pareceres de aprovação ou negação de tais projetos. A análise baseia-se, entre outras coisas, em princípios éticos e legislação defendidos pelo COBEA, o Colégio Brasileiro de Experimentação Animal.
- Incentivar e promover a discussão de ética em pesquisa animal por meio de palestras e/ou cursos de extensão dirigidos aos alunos e professores do Instituto (como ex: curso da Prof. Anabela, realizado na semana passada).
- Fornecer material para consulta relacionado aos temas ética e bem estar animal, legislação na área, comitês de ética de outors institutos, etc, por meio da página eletrônica da CEPA dentro do site do IPUSP.

c) Qual é a periodicidade das reuniões dessa comissão ou
colegiado em que atua e como é a organização dessas reuniões?
As reuniões são mensais (com datas pré-definidas), e os membros do colegiado recebem mensagens eletrônicas um pouco antes das datas. Todas as reuniões contam com a presença de uma secretária que organiza a ata e os materias que são trazidos pelos membros.

d) Você recebeu comunicados prévios sobre o agendamento das
reuniões do colegiado em que atuou? Recebeu antecipadamente ou na
própria reunião a pauta a ser discutida? Foi convocado para todas as
reuniões, inclusive as extraordinárias?
Sim, recebi comunicados antes das reuniões e fui convocada para todas. A pauta foi enviada nas primeiras duas reuniões, depois ela passou a ser definida conforme a necessidade (durante as reuniões).

e) Qual é a receptividade da comissão em relação a sua presença
e a suas sugestões feitas nas reuniões?
Muito boa, a discussão corre sem problemas, com grande receptividade de todos os membros.

f) A partir de sua participação no respectivo colegiado, o
que você acha digno de nota para ser comunicado aos alunos de
Pós-Graduação?
A comissão está começando a funcionar, agora com seus critérios definidos, para receber os projetos de pesquisa a serem desenvolvidos no PSE (e aqueles que já estiverem em curso mas que tenham interesse em um opinião da CEPA). O site para maiores informações é www.ip.usp.br/cepa O formulário para envio dos projetos já está pronto, apenas está sendo colocado na rede (mas outras informações já podem ser acessadas).
g) Qual é o prognóstico de temas a serem discutidos pelo(a) RD
do próximo mandato no colegiado em que atua?
Os temas estão relacionados aos projetos que receberemos para análise e julgamento. Como exemplo, estamos atualmente discutindo, dentre outros temas, a recusa à experimentação animal de alguns alunos de graduação e formas mais "adequadas" de manutenção dos ratos utilizadas em disciplinas de AEC (que possibilitem um aumento de bem estar animal). Também estamnos dicutindo a possibilidade de outros cursos de ética.

h) Quais temas trabalhados pelo seu colegiado que poderiam
constituir propostas para a melhoria da Pós-Graduação do Instituto
de Psicologia?
Acredito que a análise crítica dos projetos realizados com animais no PSE já constitui em si uma melhoria para a Pós-Graduação, que contará com projetos mais refinados e pensados em termos de evitar o uso desnecessário e/ou inadequando dos animais do ponto de vista ético. As disciplinas que contam com o uso de animais (AEC) também estão sendo analisadas.

i) Quais seriam as suas sugestões para a melhoria da
organização dos RDs e dos alunos de pós?
Talvez uma maior divulgação, em cartazes pelo Instituto, de quem são os RDs dos diversos colegiados e seus respectivos contatos, para que os alunos possam encaminhar suas dúvidas, sugestões, reclamações, etc, aos mesmos.

j) Qual você acredita ser o papel do(a) RD em colegiados ou
comissões do Ipusp?
Ser um canal de comunicação entre alunos e colegiado e contribuir com conhecimentos adquiridos na área para as discussões realizadas dentro do colegiado.

k) Outros comentários:

Nenhum comentário: