Balanço da Representação Discente da Pós-Graduação do IPUSP
Gestão 2007
1) Identificação:
a) Nome completo: Adriana Salvitti
b) Contato (e-mail, telefone etc.): drisalvitti@hotmail.com
c) Órgão Colegiado no qual atua: CPP e Comissão de Bolsas do PSE (titular) e Comissão de Biblioteca (suplente).
2) Perguntas sobre a atuação como Representante Discente (RD):
a) Em que atividades (reunião de colegiado, de aluno etc.) você atuou como RD?
Participei de todas as reuniões das comissões das quais sou representante e, sempre que possível, participei das reuniões dos alunos de pós, acompanhando as discussões na maior parte das vezes pelo nosso e-groups.
b) Quais são as tarefas e atribuições de seu colegiado no Instituto?
Nas comissões do PSE, as atribuições vão desde a assinatura de documentos a alunos que pretendem fazer doutorado sanduíche, até a ajudar a pensar os critérios de distribuição de bolsas.
Quanto à comissão de Biblioteca, a tarefa do represente é a de ajudar na maior integração da biblioteca com a comunidade; pensar a preservação do acervo; discutir a assinatura e a renovação de assinatura de periódicos e levar esta discussão para os alunos. No entanto esta discussão ainda está em andamento na comissão – o que será um das tarefas para os próximos representantes
c) Qual é a periodicidade das reuniões dessa comissão ou colegiado em que atua e como é a organização dessas reuniões?
CPP do PSE: Não há reuniões formais. O contato se dá de maneira informal entre os professores, ou melhor, entre a coordenadora e cada professor ou membro da comissão quando necessário. Parece-me que o principal trabalho tem sido a elaboração do relatório Capes, mas não saberia dizer mais do que isso, pois participei de uma reunião.
Comissão de Bolsas: Tivemos uma reunião no início de 2006 (da qual participei como representante) para discutir os critérios e a ordenação da distribuição de bolsas no departamento. Ao longo do ano as conversas ocorreram por e-mails. Os poucos problemas e dúvidas que surgiram quanto ao que foi acordado na comissão foram discutidos por dessa forma.
d) Você recebeu comunicados prévios sobre o agendamento das reuniões do colegiado em que atuou? Recebeu antecipadamente ou na própria reunião a pauta a ser discutida? Foi convocado para todas as reuniões, inclusive as extraordinárias?
Sim
e) Qual é a receptividade da comissão em relação a sua presença e a suas sugestões feitas nas reuniões?
A minha presença não é só bem-vinda, como respeitada. Há espaço para a contribuição do aluno.
f) Qual é o prognóstico de temas a serem discutidos pelo(a) RD do próximo mandato no colegiado em que atua?
Acredito que o próximo RD do PSE terá que ficar por dentro dos critérios de distribuição de bolsas (há uma mensagem minha postada no blog sobre isso). Quanto à Comissão de biblioteca, caberá ao aluno ajudar a dar continuidade ao trabalho que começou a ser feito recentemente (há uma mensagem minha postada no blog sobre isso), haja vista que a participação de um representante de pós é recente, assim como a existência sistemática da própria comissão.
g) Quais seriam as suas sugestões para a melhoria da organização dos RDs e dos alunos de pós?
Uma sala própria ajudaria. Talvez uma espécie de CA, ou de haver um espaço no CAII para nós... Acho que a internet tem se mostrado um canal de comunicação fundamental, mas que deve ser sempre vista com cuidado (algo que tem sido bastante pontuado pelo Joari, por exemplo).
h) Qual você acredita ser o papel do(a) RD em colegiados ou comissões do Ipusp?
Falar aos membros a parir do ponto de vista do aluno; ser um canal de comunicação de mão dupla entre os alunos e a comissão, levando, de um lado, os problemas, dúvidas, queixas, etc., dos alunos para a comissão e, de outro, informando aos alunos o que foi discutido e acordado, sempre que possível.
i) Outros comentários:
Não sei como nem onde são discutidas as questões que dizem respeito diretamente aos alunos de pós no PSE, como a elaboração da prova de ingresso, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário