segunda-feira, 27 de outubro de 2008

relato da reunião [prosa] de pós-graduandos

Colegas,

Realizamos mais uma reunião de alunos de pós nesta segunda, apesar dos impecílios. Compareceram Daniela, Mirella (só no começo), Gisele (só no final) e eu. O quorum não permitia que avançássemos muito além do que já estamos patinando sobre a conclusão dos mandados dos RDs dos programas e a eleição para todos os RDs de 2009. Conversamos sobre em que enfocar o esforço desse final de ano e chegamos a seguinte proposta:

  1. CPG/Francisco: colaborar com nosso representante na CPG para avançar nos seguintes pontos: solução para o mandato dos representantes dos programas; prorrogação de prazos de curso para os futuros alunos que se disporem a ser RDs; garantia de informes dos RDs para todos os alunos pelo Janus, pelo menos, dois por mês; solicitar providências e monitar a solução a respeito da falta de funcionários na secretaria de pós e o colapso iminente.
  2. Eleições de RDs para 2009: há poucas pessoas envolvidas, além dos atuais alunos que não poderão se reeleger, o que está dificultado a sucessão do processo. Mirella, Francisco, Daniela e eu certamente não podemos participar mais de eleições ou nem seremos mais alunos, em breve. Como não realizaremos as eleições ainda em 2008, é preciso realizar a eleição o mais rápido possível em 2009. Acreditamos que seja viável realizá-la em meados de março. Propomos o seguinte calendário de processo eleitoral que culminaria na eleição:
  • 10 de novembro - reunião geral dos alunos para aprovar o bendito regimento e formar a Comissão Eleitoral, sem os quais não rola eleição legal na USP. A idéia é que os colegas tenham lido os rascunhos (em anexo), comentado pela internet e compareçam à reunião para decidir alguns pontos pendentes que importam para o desenrolar do processo eleitoral (voto individual ou por chapa, quantos dias de voto, voto por cargo ou por órgão colegiado etc.). Além disso, espera-se que outros colegas se disponham a compor a Comissão Eleitoral. Já temos a Mirella e precisaríamos só de mais umas duas pessoas.
  • entre 2 e 6 de março, realizar uma recepção para os alunos novos da pós, com proposta de realizar um apresentação da nossa organização de alunos no IP e um debate acadêmico, que pode ser apresentação especial de dois colegas (ms e dt) que defenderam em 2009 (definir modo de escolha) ou chamar alguém para uma conferência, por exemplo;
  • entre 9 e 13 de março, realizar um debate aberto a todos os alunos da pós sobre a representação discente da pós, a situação da pós no IP e a atuação dos novos representantes;
  • entre 16 e 20 de março, agendar a eleição propriamente, de modo que a Ata fique pronta a tempo de ser apresentada na reunião da Congregação em 23 de março (data provável), o que permite confirmar os novos RDs para eles assumirem os cargos.

Para facilitar mais um pouco ainda o acesso dos colegas ao processo eleitoral, seguem, anexos, os rascunhos do Regimento Eleitoral e da Carta de Convocação. Além disso, para o deleite geral, vai também um croqui colorido com os princiais órgãos colegiados em que os pós-graduandos atuam.

O que for decido sobre esse processo eleitoral será, se possível, divulgado tanto na lista dos pós-graduandos quanto pelo sistema Janus e na secretaria de pós (cartaz no mural e folheto para os matriculandos).

Enfim, está patente que o grupo mais ativo de representantes atuais está impossibilitado de continuar liderando esse processo. Outros colegas precisam se mobilizar em prol de uma ação coletiva de alunos de pós no IP, antes que, para isso, seja necessário alguém mais ser desligado ou prejudicado por decisões de colegiados em que não temos nossos representantes presentes. Sem ação coletiva, não há garantias individuais!

Os atuais RDs não sabiam direito também o que fazer, quando começaram - e não faz tanto tempo assim. Se os novos precisarem de apoio, claro que poderão contar com algum apoio dos antigos, como os atuais mesmo tiveram com os antecessores, mas precisam sobretudo dos colegas com os quais conviverão.

Já sabemos um monte de motivos para não haver organização dos pós-graduandos, como vínculo de trabalho, cobrança de produtividade, distância etc., mas também estamos precisando da criatividades dos pós-graduandos do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo para encontrar as soluções viáveis, possíveis e cabíveis para essas e outras questões.

Derradeiramente,

[Jura

PS.: Esta foi, provavelmente, a última reunião de pós-graduandos da qual participei, pois vou começar a trabalhar num serviço público, em jornada integral. Vou continuar colaborando a distância (fone, internet, telepatia etc.). Desejo sorte e virtude aos colegas que continuarão esse legado da organização, mesmo que pequena, dos pós-graduandos do IP!

--
Joari Aparecido Soares de Carvalho - mestrando em Psicologia Social - IPUSP
joari@usp.br (e-mail), juranarede (Skype) e juranarede@yahoo.com.br (MSN)
(11) 3781-5078 ou 8169-1969

psicologia, comunicação e educação: www.blogdojura.blogspot.com

Nenhum comentário: