quinta-feira, 24 de maio de 2007

Comunicado da RD de Pós, nº 02/2007

Novas normas para a pós no Ipusp

No dia 14, RDs e alunos da pós reuniram-se para debater as novas normas gerais da pós no Ipusp, que afetam a vida acadêmica de todos os pós-graduandos dos cinco programas existentes no Ipusp. Francisco, RD da CPG, apresentou o andamento das discussões na comissão de que faz parte e comentou alguns dos principais artigos propostos. Há alguns anos a USP solicita uma norma geral para a pós de cada unidade, que complemente e detalhe o Regimento da Pós-graduação da USP. A norma do Ipusp vem sendo preparada desde 2003, paulatinamente. Essas normas estão sendo aprovadas item por item e podem ser alteradas sempre que se precisar, desde que aprovadas na CPG da unidade e aprovada pela Conselho de Pós-graduação da USP (CoPGr).

No debate, algumas dúvidas e algumas propostas levantadas (ver detalhes no Blog da Pós, em breve). O caminho a seguir, daqui por diante, a respeito das decisões sobre essas novas normas é informar os pós-graduandos sobre o que está sendo decido, promover debates continuamente, levantar propostas a ser encaminhadas e, talvez, constituir uma comissão de trabalho com os professores para revisar alguns pontos mais polêmicos, como as normas de seleção, o exame de língua estrangeira, os prazos de prorrogação do curso e a obrigatoriedade da submissão de publicações.

Inscrições para o estágio do PAE

As inscrições para o estágio do Programa de Aperfeiçoamento do Ensino Superior (PAE) no Ipusp vão até 22 de maio, no Ipusp. Há a modalidade de voluntário e a de bolsista. A atividade vale créditos. Os detalhes, os documentos necessários para a inscrição e o Edital completo podem ser obtidos com a Secretaria de Pós-graduação. Caso haja paralisações por causa da greve, será preciso confirmar se haverá prorrogação do prazo de inscrição. Mais informações com a Secretaria da Pós-Graduação: 3091-1971 ou 3091-4302. Há a opção de realizar o estágio em outras unidades, cujos detalhes devem ser conferidos naquela de interesse.

Eleição de RDs para a CPP-PSC

Nos dias 22 e 23 de maio, serão realizadas eleições para Representantes Discentes na Comissão de Pós-graduação do Departamento de Psicologia Clínica (CPP-PSC). Há dois anos não há representação dos estudantes nessa CPP. Todos os alunos e alunas da pós-graduação em Psicologia Clínica podem votar. Haverá uma urna no Ipusp, das 10h às 14h, nos dois dias. Além disso, os votos podem ser realizados opcionalmente a qualquer hora dos dois dias pela Lista de Comunicação da Pós-graduação na internet, conforme a instrução específica a ser enviada para os associados. A candidatas inscritas são: Débora Chammas, mestranda, para a vaga de Titular, e Natasha Frias Nahim Bazhuni, mestranda, para a vaga de Suplente. Ambas alunas do Programa de Pós em Psicologia Clínica. As apresentações das candidatas são reproduzidas a seguir:

“Sou ingressante no programa de pós-graduação do PSC do IPUSP e encontrei uma situação de pouca participação dos alunos do PSC nas questões do departamento e da pós no geral. Comecei a participar das reuniões do RDs, que ocorrem a cada 15 dias na lanchonete do IP e me envolvi com alguns dos pontos levantados nestas discussões. Dentre eles aponto aqui a necessidade de buscarmos cada vez mais a clarificação e ‘publitização’ dos critérios de ingresso aos programas de pós, bem como dos critérios de concessão de bolsas dos departamentos. Entendo que a participação dos alunos seja de extrema importância nas questões políticas do nosso Instituto e só ela pode garantir a continuidade dos interesses dos alunos no mesmo. (Débora Chammas)”

“Ingressei no Programa de Pós-Graduação no PSC da USP em março de 2007. Vinda de instituições particulares percebi como as políticas referentes a direitos e deveres dos alunos não são claras, o que certamente gera dificuldades tanto para o aluno exercer quanto cobrar os mesmos. Considero ser um grave engano em se tratando de uma Universidade pública deste porte. Desta forma, tenho como proposta participar no desenvolvimento e implementação de modelos mais claros e objetivos nestes quesitos, no que se refere a toda e qualquer norma ou critérios a serem criados e publicados pela Universidade. (Natasha Frias Nahim Bazhuni)”

Notícias dos Colegiados do Ipusp

CPG. Na reunião de abril, a CPG avaliou a queixa de bolsistas do PAE que tiveram de abrir contas obrigatórias no banco Nossa Caixa e pagar compulsoriamente pelos serviços, até mesmo antes de receber a bolsa. A CPG aprovou um apoio aos bolsistas e se comprometeu a encaminhar um pedido de revisão do procedimento para as instâncias competentes da universidade. Foram retomadas as votações das novas normas da pós-graduação do Ipusp, as quais seguirão nas próximas reuniões. Orientados pelo RD Francisco, os RDs da pós mobilizaram os pós-graduandos para um debate aberto a respeito dessas normas, o que foi realizado no último dia 14 de maio. (Ver nota sobre Novas normas para a pós no Ipusp, neste Comunicado)

Comitê de Ética. A Comissão voltou a se reunir periodicamente em 2007. Ela recebe permanentemente projetos de pesquisa de alunos para serem devidamente avaliados. Mais detalhes podem ser obtidos com Edeli, secretária da Comissão. A RD da Comissão, Ligia, redigiu um texto sobre a retomada dos trabalhos, que será publicado no Blog da Pós, em breve.

CPP-PSA. Essa Comissão esteve bastante ocupada com o relatório Capes, nos últimos meses. A RD Daniela Rozados redigiu um texto sobre o trabalho das CPPs e os andamentos da CPP-PSA, que está publicado no Blog da Pós, em breve.

Congregação. Na reunião abril, a diretora do Ipusp propôs-se a uma extensa reflexão sobre a participação dos estudantes nos órgãos colegiados da universidade. Ela considerou que comumente os alunos não têm se comportado adequadamente nas reuniões e não apresentam propostas construtivas. Os representantes da graduação e da pós-graduação (RD Joari) ficaram surpresos com as afirmações, que, segundo a diretora, representavam a opinião de outros docentes. Além disso, foram discutidos assuntos relacionados à mudança de regime de trabalho de alguns professores, ao jubilamento de alunos da graduação e à necessidade ou não de um posicionamento imediato da Congregação sobre as portarias do Governo Estatual que alteram a administração e o planejamento do ensino superior estadual.

E o Ipusp na Greve da USP

Nos últimos meses, em virtude de negociações salariais e da intenção do Governo Estatual em interferir na autonomia universitária, já ocorreram várias paralisações, protestos e estudantes de várias unidades ocuparam a Reitoria. As entidades gerais de estudantes, professores e funcionários tomaram a decisão de promover uma greve a partir do dia 16. No Ipusp, no dia 16, houve reuniões dessas três categorias para discutir seus posicionamentos sobre o rumo do movimento e decidir se adeririam à greve. Segundo as informações enviadas pelos colegas da graduação, os estudantes criaram uma comissão que promoverá atividades de mobilização (debates, exibição de filmes, manifestação etc.); os professores marcaram uma nova reunião para o dia 23 de maio, quarta, para avaliar se entram na greve; e os funcionários até então não tinham decido entrar em greve nem uma agenda de atividades. Nós, estudantes da pós, ainda não nos organizamos para nos manifestar a respeito do movimento.

Lista de comunicação da Pós-graduação e Comunicados da Pós

A muito custo estão sendo desenvolvidos e experimentados certos instrumentos para a comunicação entre os alunos da pós no Ipusp. Um deles é este comunicado periódico, que circula o seu segundo número. Tentamos, como RDs e colaboradores, organizar um boletim impresso, mas, apesar de ser uma aparente boa idéia, não conseguiu ser viabilizada a contento. Estamos estudando a possibilidade de criar um Blog da Pós no Ipusp, espaço este em que se poderia publicar artigos autorais mais detalhados sobre os assuntos mais relevantes da pós-graduação, além de prever a possibilidade de interação dos leitores, por meio dos seus comentários. Esperamos inaugurá-lo quando for enviado o Comunicado nº 3, daqui a duas semanas.

A Lista de Comunicação da Pós (o e-grupo), que é o instrumento mais antigo de comunicação, está sendo atualizada e já foi possível enviar um novo convite de associação a todos os mais de 570 alunos matriculados atualmente. Em menos de uma semana, mais de setenta alunos novos associaram-se à Lista e passaram a poder enviar e receber mensagens para seus pares, pelo menos. Foi possível notar também que várias dezenas de endereços eletrônicos do cadastro da Secretaria de Pós-graduação não estavam corretos, o que merece uma atenção de todos os alunos, pois inviabiliza que parte dos colegas recebam as várias informações enviadas pela Secretaria sobre abertura de disciplinas, ocorrência de eventos a até inscrições para bolsas, como as do estágio do PAE.

Reiterando o que está presente já no Comunicado nº 1 da RD de Pós-graduação, esses instrumentos de comunicação só terão sentido se forem identificados como suplementares ao envolvimento do pós-graduando com os seus pares e com o Ipusp. Muito se fala sobre falta de espaços comuns, de interação etc., mas, nossa prática tem sido pródiga em promover essas ocasiões. Esses instrumentos não podem substituir essa interação, ao custo de que nos alienemos cada vez mais do cotidiano ao qual nos submetemos e que nos acomodemos em contribuir apenas a distância ou, o que é realmente contraproducente, nem assim a distância.

Neste momento, essas comunicações, este comunicado etc. estão sendo feitos por pós-graduandos como quaisquer outros do Ipusp, com suas tarefas acadêmicas, com suas razões pessoais e tudo mais. Certamente, novas colaborações de outros colegas da pós contribuirão para esse movimento ir mais longe e, por que não, ser de fato transformador.

Para se associar à Lista de Comunicação da Pós-graduação, envie mensagem para pospsicousp-subscribe@yahoobrupos.com.br ou se inscreva pela página disponível em http://br.groups.yahoo.com/group/pospsicousp/ e siga as instruções da mensagem que receber em seu correio eletrônico. Se nada disso der certo, comunique seu pedido de associação para os RDs, pelo correio eletrônico rdposipusp2007@yahoogrupos.com.br.

O Comunicado da RD de Pós-graduação é um informativo quinzenal que reúne notícias sobre as atividades dos Representantes Discentes, dos órgãos colegiados do Ipusp e da vida acadêmica dos pós-graduandos. Se deseja sugerir, criticar ou apoiá-lo, envie mensagem para comunica.rdposipusp@yahoo.com.br. Se deseja não recebê-lo mais, envie mensagem para comunica.rdposipusp@yahoo.com.br, com o seguinte assunto: “NÃO QUERO RECEBER O COMUNICADO DA RD DO IPUSP”.

Comunicado da RD de Pós-graduação, nº 02/2007, 16 de maio de 2007.

4 comentários:

Anônimo disse...

From whole cloth the essence with two backs casinos? enquiry this environmental [url=http://www.realcazinoz.com]casino[/url] advisor and create maintain online casino games like slots, blackjack, roulette, baccarat and more at www.realcazinoz.com .
you can also acknowledge our up to fitting [url=http://freecasinogames2010.webs.com]casino[/url] against with at http://freecasinogames2010.webs.com and be successful in rage folding shin-plasters !
another solitary confinement [url=http://www.ttittancasino.com]casino spiele[/url] self-possession of events is www.ttittancasino.com , recompense german gamblers, log a hardly zees z's b away unrestrained online casino bonus.

Anônimo disse...

It isn't hard at all to start making money online in the underground world of [URL=http://www.www.blackhatmoneymaker.com]google blackhat[/URL], Don’t feel silly if you don't know what blackhat is. Blackhat marketing uses not-so-popular or little-understood avenues to generate an income online.

Anônimo disse...

top [url=http://www.c-online-casino.co.uk/]c-online-casino.co.uk[/url] coincide the latest [url=http://www.realcazinoz.com/]free casino[/url] free no set aside perk at the chief [url=http://www.baywatchcasino.com/]free casino games
[/url].

Anônimo disse...

[url=http://www.onlinecasinos.gd]Online casinos[/url], also known as arranged casinos or Internet casinos, are online versions of one and only ("buddy and mortar") casinos. Online casinos approve gamblers to encompass up and wager on casino games mean of the Internet.
Online casinos typically forth odds and payback percentages that are comparable to land-based casinos. Some online casinos draw attention to on higher payback percentages with a witness favour gismo games, and some win exceeding known payout involve audits on their websites. Assuming that the online casino is using an fittingly programmed unsystematic number generator, suit illusory to games like blackjack clothed an established in harmony edge. The payout equity voyage of uncovering of these games are established at the motivation of one's chain up with the rules of the game.
Assorted online casinos sublease or be actualized their software from companies like Microgaming, Realtime Gaming, Playtech, Worldwide Prank Technology and CryptoLogic Inc.