A muito custo estão sendo desenvolvidos e experimentados certos instrumentos para a comunicação entre os alunos da pós no Ipusp. Um deles é este comunicado periódico, que circula o seu segundo número. Tentamos, como RDs e colaboradores, organizar um boletim impresso, mas, apesar de ser uma aparente boa idéia, não conseguiu ser viabilizada a contento. Estamos estudando a possibilidade de criar um Blog da Pós no Ipusp, espaço este em que se poderia publicar artigos autorais mais detalhados sobre os assuntos mais relevantes da pós-graduação, além de prever a possibilidade de interação dos leitores, por meio dos seus comentários. Esperamos inaugurá-lo quando for enviado o Comunicado nº 3, daqui a duas semanas.
A Lista de Comunicação da Pós (o e-grupo), que é o instrumento mais antigo de comunicação, está sendo atualizada e já foi possível enviar um novo convite de associação a todos os mais de 570 alunos matriculados atualmente. Em menos de uma semana, mais de setenta alunos novos associaram-se à Lista e passaram a poder enviar e receber mensagens para seus pares, pelo menos. Foi possível notar também que várias dezenas de endereços eletrônicos do cadastro da Secretaria de Pós-graduação não estavam corretos, o que merece uma atenção de todos os alunos, pois inviabiliza que parte dos colegas recebam as várias informações enviadas pela Secretaria sobre abertura de disciplinas, ocorrência de eventos a até inscrições para bolsas, como as do estágio do PAE.
Reiterando o que está presente já no Comunicado nº 1 da RD de Pós-graduação, esses instrumentos de comunicação só terão sentido se forem identificados como suplementares ao envolvimento do pós-graduando com os seus pares e com o Ipusp. Muito se fala sobre falta de espaços comuns, de interação etc., mas, nossa prática tem sido pródiga em promover essas ocasiões. Esses instrumentos não podem substituir essa interação, ao custo de que nos alienemos cada vez mais do cotidiano ao qual nos submetemos e que nos acomodemos em contribuir apenas a distância ou, o que é realmente contraproducente, nem assim a distância.
Neste momento, essas comunicações, este comunicado etc. estão sendo feitos por pós-graduandos como quaisquer outros do Ipusp, com suas tarefas acadêmicas, com suas razões pessoais e tudo mais. Certamente, novas colaborações de outros colegas da pós contribuirão para esse movimento ir mais longe e, por que não, ser de fato transformador.
Fonte: Comunicado da RD de Pós, nº 2, 16/05/2007.
Um comentário:
Parabéns pela iniciativa: por esta e pelo esforço bem-sucedido de contatar os estudantes da pós para formar uma rede. Agradecido. Abraços!
Postar um comentário